segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Vinho&Zurrapa

Artigo com publicação "cancelada" no Jornal "O Almeirinense" de 2007/09/15.

Vinho&Zurrapa

O Vinho
Subsídios da Câmara a algumas Adegas Cooperativas, também designados acordos de cooperação técnico-financeira.
De parabéns pela iniciativa a Câmara Municipal de Almeirim, que contemplou as Adegas Cooperativas da Gouxa e Benfica do Ribatejo, com verbas significativas, que vão permitirão aliviar as contas, permitindo fazer alguns investimentos bastante urgentes, como no caso da Gouxa, a ligação dos esgotos à Estação de “tratamento” da Gouxaria.
Os sócios destas duas Adegas agradecem em especial pelo investimento na melhoria ambiental na Gouxa, estando de parabéns o Sr. Presidente da Câmara de Alpiarça Dr. Rosa do Céu por saber receber este investimento de solidariedade nos eu Concelho.
A Zurrapa
A não atribuição de verbas ás outras Adegas Cooperativas
.
Vejamos, a Adega Cooperativa de Almeirim, a maior do país, com grandes problemas, nada recebe, uma vez que pagou à Câmara €250.000, no ano passado, recebendo agora em 5 anos igual montante, há uma simples devolução retardada no tempo, de um montante antecipadamente entregue e suportado pelos associados, pelos menos ficava bem acrescer o montante equivalente aos juros legais, mas nem isso!
As Adegas de Benfica e Gouxa, nada pagaram ao Município de Almeirim e no caso da Gouxa se pagasse era ao Município de Alpiarça.
A Univifa, Adega Cooperativa de Fazendas de Almeirim, também ficou esquecida, nada pagou mas também nada recebe.
Se critério na distribuição de verbas era os produtores de uvas do concelho de Almeirim, ficaram de fora destas verbas os produtores Almeirinenses associados nas Cooperativas de Alpiarça, Alcanhões e outras, representando muitas toneladas de uvas.
Ficaram ainda de fora todos os restantes produtores de uvas e vinho do Concelho, que não são associados em cooperativas.
Jamais contra a ajuda aos filhos, sempre contra, quando há tratamento privilegiado a uns e desprezo aos outros.
Como diz o povo sendo todos filhos, não podem alguns ser tratados como tal e os outros como enteados.
Seria bom não esquecer que a reputação política é como a honra pessoal: facilmente se perde, dificilmente se recupera !

Cumprimentos do
Vítor Figueiredo

Bem-vindos.

Por deliberação da direcção do Jornal "O Almeirinense", a publicação habitual dos artigos "Vinho & zurrapa" foi "cancelada".
Pode-se ver aqui os textos que me apetecer escrever sobre o que quer que seja.